05/07/2019

Prefeitura instala 10 novas câmeras de vídeo monitoramento

A localização foi definida pela Brigada Militar

Durante esta semana, a Prefeitura de São Marcos está instalando 10 câmeras fixas de vídeo monitoramento em cinco pontos estratégicos do município. Seis câmeras serão instaladas nas rotatórias ao longo da Avenida Venâncio Aires, nas esquinas com as ruas Monsenhor Henrique Compagnon e também na esquina com a Padre Feijó.

Além desses dois pontos, haverá outros três na rua José de Alencar. Duas na esquina com a 15 de novembro; uma na esquina com a Dr. Rosa e a outra na esquina com a rua Monsenhor Henrique Compagnon.

Os locais foram definidos pelo comando da Brigada Militar, que observou critérios como o fluxo de pessoas e veículos e também a concentração de estabelecimentos comerciais.

A central de monitoramento será instalada na sede da Brigada Militar em São Marcos. As imagens serão transmitidas ao vivo e a gravação também ficará disponível para posteriores consultas de acordo com a necessidade.

“Adquirimos as câmeras pensando em proporcionar aos munícipes e proprietários de estabelecimentos comerciais mais segurança e também auxiliar a Brigada Militar para que o trabalho desenvolvido por eles no município seja cada vez mais eficaz”, comenta o Prefeito, Evandro Kuwer.

As câmeras foram adquiridas por meio do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA). De acordo com Rudimar Caberlon, Diretor Executivo do CISGA, adquirindo as câmeras através do consórcio, houve uma economia de 23%. A base para o cálculo é o preço de referência do produto.

Além das câmeras, a Prefeitura arcou com os custos de todos os equipamentos da central de monitoramento, infraestrutura e mão de obra. A central conta com equipamentos de última geração, os monitores são profissionais e de 49”. O investimento total foi de R$ 161.995,76.

Contribuições para a segurança de São Marcos

Desde o início do ano, câmeras de leitura de placas, também adquiridas pela Prefeitura por meio do CISGA, estão operando em São Marcos. São 5 câmeras posicionadas estrategicamente a partir de um estudo realizado em conjunto com a Brigada Militar para viabilizar o projeto de Cercamento Eletrônico.

Essas câmeras identificam veículos em situação irregular e com pendências administrativas junto ao Detran-RS.