30/04/2020

CORONAVÍRUS

Prefeitura inicia aplicação de testes rápidos em pacientes diagnosticados com Síndrome Gripal

O resultado dos primeiros testes foi negativo

Os testes rápidos foram aplicados em cinco pacientes diagnosticados com Síndrome Gripal e que estavam em isolamento domiciliar, sendo monitorados pelo Centro de Operações de Emergência (COE). Todos os resultados foram negativos.

Apenas pacientes com sintomas de síndrome gripal comprovados pelo médico da Unidade de Atendimento de Síndrome Gripal (futuro CAPS) ou da rede conveniada ao SUS (Hospital Beneficente São João Bosco e Pronto Socorro) realizarão o teste rápido. Devido ao estado de transmissão comunitária em todo território brasileiro, de acordo com Ministério da Saúde (MS), todo paciente com síndrome gripal é considerado caso suspeito para Covid-19.

O teste poderá ser realizado no momento da consulta ou, dependendo quantos dias o paciente está com sintomas, em data prescrita em requisição médica, que será entregue ao paciente após avaliação.

Todos pacientes com síndrome gripal que realizarem testes rápidos deverão cumprir o isolamento de 14 dias independente do resultado dos exames, pois, de acordo com o MS, os resultados não reativos não excluem totalmente a infecção por SARS-CoV-2.

Aquisição dos testes rápidos

A Prefeitura de São Marcos adquiriu 413 testes rápidos de Covid-19 para possibilitar uma análise do cenário da pandemia no município, levando em consideração a velocidade de disseminação do vírus. Dos testes adquiridos, 100 já foram entregues ao município. Além das aquisições, outros 320 testes foram enviados pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o Prefeito, Evandro Kuwer, o investimento de cerca de 20 mil reais busca assegurar a saúde da população e é necessário pois, “a partir da aplicação dos testes, serão realizados estudos técnicos que auxiliarão na tomada de decisões frente o avanço da pandemia, é importante conhecermos o cenário do nosso município para que as medidas de prevenção sejam eficazes”, explica Kuwer.

Boletim Epidemiológico

A partir de hoje (30) os boletins epidemiológicos divulgados pela Prefeitura à comunidade serão diários, pois os dados são alterados mais frequentemente, uma vez que não estão sendo realizados somente os testes no Laboratório Central do Estado (LACEN).

O informativo também vai apresentar a origem dos resultados negativos ou positivos: se foram testes rápidos ou testes analisados pelo LACEN. Os testes que são encaminhados ao LACEN continuam sendo realizados apenas em pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (pacientes internado no hospital).

A rede privada de atendimento em saúde de São Marcos também fará a aplicação de testes rápidos em pacientes de acordo com protocolo próprio e esses dados serão compilados no boletim epidemiológico municipal.