22/02/2022

SECRETARIA DE AGRICULTURA

Prefeitura e Emater realizam cadastro de interessados em abertura de microaçudes em propriedades rurais

As inscrições estão são hoje e amanhã (23) na Emater

Por meio do Programa Estadual Avançar na Agropecuária e Desenvolvimento Rural, São Marcos vai receber recursos para investir na implantação de 10 microaçudes em propriedades rurais do município. A Prefeitura fez a habilitação para este programa em janeiro e a notícia da aprovação no eixo estratégico "Irriga + RS" foi divulgada nesta semana.

Todos que tiverem interesse em se cadastrar para receber um microaçude em sua propriedade devem procurar o escritório da Emater hoje (22) ou quarta-feira das 8h às 12h e 13h30 às 17h30. Os documentos necessários são a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) válida, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e cópias do RG e CPF. A adesão ao programa é gratuita, sem necessidade de contrapartida.

Após o período de cadastro, nesta quinta e sexta-feira será realizada uma visita técnica da propriedade das pessoas inscritas para verificar a viabilidade ambiental. Os cadastros aprovados serão encaminhados para o Conselho da Agricultura, que selecionará 10 locais para serem beneficiados com o microaçude, além de cinco suplentes.

Os recursos são destinados apenas à abertura dos microaçudes, não estando incluído a possibilidade de limpeza ou de ampliação.

Este é um benefício direto ao produtor rural. O microaçude é um dos meios que permite reservar água para diferentes usos, tais como dessedentação animal, piscicultura e irrigação, amenizando, muitas vezes, os prejuízos que podem ser causados por um período de estiagem.

Mais informações pelos telefones (54) 3291-1524 (Emater) e (54) 3291-1118 (Secretaria da Agricultura).

Foto: reunião realizada nessa segunda-feira para alinhar processo de cadastramento ao programa, com a presença do diretor da Agricultura, Luiz Antonio Tonietto; o secretário do meio Ambiente, Fabiano Varela e o chefe do escritório da Emater, Rudinei Girardello.