Todas as notícias

08/07/2020

SAÚDE

Novo levantamento mostra que São Marcos está em situação de alerta para risco de transmissão da Dengue

Em junho, mais de 500 imóveis foram inspecionados


No mês de junho, em São Marcos, foi realizado o 2º Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa), que classificou o município como risco médio quanto à transmissão de arboviroses. Esse levantamento permite a identificação de áreas com maior proporção/ocorrência de focos do mosquito Aedes aegypti, bem como dos criadouros predominantes, indicando o risco de transmissão de dengue, febre chikungunya e zika vírus.

O LIRA foi realizado pelos Agentes de Combate às  Endemias (ACE) no período de 06/06/2020 a 22/06/2020.  De acordo com a Coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde, Daiane Alves, “apesar do início do inverno e temperaturas mais amenas, tivemos um crescimento no número de focos encontrados em relação ao último levantamento (ocorrido em janeiro)”. O 2º LIRA resultou em índice de infestação de 1% (5 focos), elevando a classificação do município para RISCO MÉDIO e situação de ALERTA, principalmente no bairro Francisco Doncatto onde foram encontrados quatro, dos cinco focos do mosquito. O outro foco foi encontrado no Bairro Santo Antônio.

Conforme dados da Vigilância em Saúde, 521 imóveis foram inspecionados e entres os criadouros predominantes estão potes, baldes e lixos domésticos. “Com estes dados, as ações no Bairro Francisco Doncatto serão intensificadas, as visitas ocorrerão a cada 60 dias aproximadamente, o que antes ocorria a cada 90 dias”, afirma Daiane.

 A Vigilância também destaca a importância de ouvir com atenção as orientações feitas pelos ACEs, bem como fazer a manutenção pelo menos uma vez por semana nos quintais, mantendo os reservatórios de água da chuva bem fechados e telados, vistoriando os pratinhos de planta, garrafas, bebedouros dos animais, baldes, lonas e qualquer outro objeto que possa acumular água parada.

 

Histórico dos levantamento de índices

O primeiro LIRA deste ano ocorreu no mês de janeiro e teve como resultado de Índice de Infestação Predial (IIP) 0,2%, deixando o município com classificação de Baixo Risco.  Segundo o Ministério da Saúde, os índices até 0,9% indicam condições satisfatórias; entre 1% e 3,9%, situação de alerta, e índices superiores a 4%, risco de surto.

No total, durante o 1º semestre de 2020, foram realizadas 5.528 visitas técnicas dos agentes de endemias a residências, comércios, terrenos baldios e indústrias.

Em março deste ano a Vigilância realizou uma força-tarefa para eliminar possíveis focos do Aedes aegypti no bairro Francisco Doncatto (confira).