10/02/2022

SAÚDE

Novo laboratório de entomologia vai garantir uma análise mais eficiente das larvas do mosquito da Dengue

O objetivo é qualificar ainda mais as ações de controle e combate ao Aedes no município

Desde o final do ao passado a Vigilância Ambiental em Saúde conta com um laboratório de entomologia. O espaço está em fase de avaliação pela Secretaria Estadual de Saúde. É necessário que sejam realizadas 150 análises de larvas do mosquito sob a supervisão do Laboratório de Reservatório e Vetores do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, localizado e Porto Alegre, para revalidação dos resultados, a fim de comprovar a capacidade técnica. A expectativa é que até o final de março o laboratório de São Marcos seja aprovado e possa realizar análises de larvas de mosquitos sem depender de enviar as amostras coletadas para Caxias do Sul, agilizando o processo e, consequentemente as ações de combate.

Diariamente os agentes de endemia fazem vistorias técnicas nas residências, terrenos baldios e pontos estratégicos a fim de eliminar focos do mosquito e realizar pesquisa entomológica de larvas. Essas larvas encontradas são levadas ao laboratório, onde passam por análise para verificar se correspondem às espécies Aedes aegypti e albopictus, ambos de interesse à saúde pública. Nos casos positivos os agente retornam às residências a fim de notificar os moradores, assim como repassar orientações educativas, além de procurar eliminar os focos, colocando larvicida e telas milimétricas nos recipientes que utilizam para reservar água da chuva.

A responsável técnica pelo espaço é a enfermeira e secretária da Saúde, Maristela Lunedo. Já a laboratorista, que analisa as larvas, é a coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde, Daiane Alves. Ela realizou curso junto ao Laboratório Central do Estado (Lacen) para estar habilitada à função e explica que “a principal alteração vai ser a rapidez com que a gente têm o resultado da espécie do mosquito, se é albopictusaegypti ou outra espécie que não de interesse à saúde pública”.

A laboratorista informou em entrevista para o setor de comunicação da prefeitura que a demora para o resultado das análises era de três a quatro dias e que “no forte do verão, essas análises podiam demorar até uma semana. Consequentemente a nossa ação preventiva também demorava. Com a homologação do laboratório municipal, essa análise pode ocorrer de um dia para o outro”, destaca, afirmando ainda que este é um benefício direto para a população. “Essa é mais uma estratégia para que possamos trabalhar na prevenção e depois não tenhamos que pensar em leito de hospital para pessoas com dengue. Quanto mais pudermos investir preventivamente, menos a população sofre e é melhor para todo mundo”, finaliza Daiane.

Atualmente São Marcos está na condição de município infestado pelo Aedes aegypti. Em 2021 foram 235 focos (criadouros) em 99 imóveis em todo o município. Todos os bairros da área urbana apresentaram focos positivos. Em 2022, somente no mês de janeiro, foram encontrados 34 focos em 21 imóveis, sendo 70% em reservatórios de água da chuva. Conforme informações da Vigilância Ambiental em Saúde, um novo Levantamento de Índice de Infestação do Aedes (LIRAa), com informações atualizadas sobre a situação em São Marcos deve estar disponível já em fevereiro.