29/11/2018

Novembro Azul, São Marcos adotou essa causa

Durante todo mês a saúde do homem foi assunto prioritário

Depois de alertar as mulheres sobre o câncer de mama, foi o momento de falar com os homens sobre o câncer que, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, o câncer de próstata.

A campanha Novembro Azul trata principalmente da importância do diagnóstico precoce desse câncer, mas também sobre a saúde do homem em geral.

Logo nos primeiros dias deste mês o Leo Clube, clube formado por jovens voluntários que realizam campanhas e atividades visando o bem estar da comunidade, iluminou um dos nossos mais conhecidos pontos turísticos, o Monte Calvário, com a cor que caracteriza a campanha, o azul, simbolizando o apoio à causa.

A Prefeitura, através das Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e da Agricultura e Meio Ambiente, também se mobilizou para apoiar a campanha por meio do evento “Dia de Campo” e da realização do Teste Rápido de PSA e testes para HIV, Sífilis e Hepatite B/C nos postos de saúde municipais.

Segundo a Secretária de Saúde, Maristela Lunedo, referente ao Novembro Azul, foram realizados em média 50 testes de PSA gratuitos. “Consideramos esse número positivo, apesar de estarmos preparados para uma procura ainda maior”, declara Maristela.

No mês de novembro foram disponibilizados horários especiais para os testes, mas os homens podem continuar procurando os testes que estarão à disposição nas Unidades de Saúde.

O Dia de Campo teve como tema “Novembro Azul no Campo”, aconteceu na última sexta-feira (23) e foi uma realização das secretarias municipais anteriormente citadas junto com o Sindicato do Trabalhadores Rurais, Emater e Sicredi.

O evento aconteceu no salão da Capela da Linha Zambecari e reuniu aproximadamente 75 pessoas, entre homens e mulheres. A programação iniciou às 13h30min e se estendeu até as 17h.

No local haviam estações de orientação sobre a segurança do operador de máquinas agrícolas; prevenção ao câncer de pele; programas e benefícios sócio assistenciais e também sobre o uso do EPI (equipamento de proteção individual) e a correta aplicação de agrotóxicos e para concluir as atividades do Dia de Campo, o tema “saúde do homem” foi novamente abordado em uma palestra com o Dr. Bruno Damiani, clínico geral do ESF Centro.