14/01/2019

OBRAS

Nova concha acústica, na Praça Dante Marcucci, deve ficar pronta até final de Julho

Após necessidade de mudanças no projeto e da realização de uma 2ª licitação, obra iniciará este mês

A praça Dante Marcucci, em São Marcos, receberá nova concha acústica. O atual espaço, palco de diversos eventos culturais do município, será totalmente desmanchado e substituído por uma estrutura mais funcional, moderna e que, pelos arcos frontais projetados, faz alusão ao Monte Calvário e a Ponte do Rio das Antas, pontos turísticos de destaque no município.

Na primeira licitação, realizada em 2018, não houve interesse da parte de nenhuma construtora e para que o projeto fosse encaminhado para licitação pela segunda vez, passou por avaliações e diversas alterações.

O novo projeto, além de passar por um estudo mais aprofundado da base da estrutura, conta com a inclusão de toda a parte elétrica, tanto do espaço cultural quanto da Casa do Artesão, bem como da cobertura metálica, corrimões e guarda-corpos.

De acordo com o setor de engenharia da Prefeitura, a estrutura terá 10,5m de largura, 12,5m de profundidade e a parte coberta, 5m de altura (contados a partir do piso do palco) e uma profundidade de 6m.

Os materiais a serem utilizados nas novas instalações foram pensados levando em consideração a facilidade de manutenção e o bom custo-benefício. A cobertura será de telha metálica, o piso de basalto e os corrimões e guarda-corpos de aço galvanizado. De forma versátil, o espaço terá a finalidade de palco para os eventos que acontecerão na praça e também, nos dias em que não há eventos, como um ponto de confraternização e contemplação, com vista para o 1º andar da praça e para a avenida central da cidade.

Quanto à acessibilidade, a estrutura conta com uma rampa lateral e, no piso abaixo do coberto, na frente da escadaria de acesso frontal, haverá piso tátil, indicando o desnível causado pela escada.

Devido às alterações previamente citadas e aos reajustes no preço dos materiais instituídos pelo Sistema Nacional de Preços e Índices para Construção Civil, o SINAPI, a obra terá valor final de R$236.026,62.

A segunda licitação teve a participação de duas empresas e dessas, a vencedora foi a PRZ Engenharia LTDA – EPP, de Bento Gonçalves. Nenhuma empresa São-maquense participou do processo licitatório.

O prazo para o início da obra começou na última quarta-feira, dia 09, após reunião entre os representantes da empresa responsável, Rafael Pompermayer e Rodrigo Rick, o Secretário do Planejamento, Andrigo Biasotto e a vice-prefeita, Rosa Mari Nicoletti Fontana.

“A empresa tem até dia 23 para iniciar a 1ª etapa da obra, que consiste na demolição e alvenaria e tem prazo de duração de 90 dias. A 2ª e última etapa, também com o prazo de 90 dias para ser concluída, costa na implantação da parte elétrica e das estruturas de metal.”, explica Andrigo. A expectativa, tanto da empresa responsável pela obra quanto da administração pública é de que o prazo legal de seis meses seja superado.

Por questões de segurança, durante o período da obra, a Casa do Artesão, localizada abaixo da concha acústica, permanecerá fechada. Por conta das instalações atuais em cima da Casa do Artesão, foram verificadas infiltrações na construção, portanto, após a demolição da parte superior haverá uma avaliação da estrutura e o local passará por uma impermeabilização, para solucionar o problema causado pelas chuvas.