Todas as notícias

24/03/2022

SAÚDE

No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, Secretaria de Saúde realiza formação com profissionais

            O Dia Mundial de Combate à Tuberculose foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 24 de abril pois, nessa data em 1882, Robert Koch realizava a descoberta da bactéria causadora da doença. A doença afeta principalmente os pulmões e pode ser transmitida através do ar.

            Este ano, para abordar esta importante data de combate à doença, a Vigilância Epidemiológica realizou formações com profissionais da saúde que trabalham na Secretaria de Saúde e nas Estratégias Saúde da Família (ESF). Foram duas turmas, uma hoje e uma dia 22/03, participaram 29 pessoas entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes comunitárias de saúde, recepcionistas e dentistas.

            A formação foi sobre Tuberculose na Atenção Primária, ministrada pela enfermeira da SMS Bruna Gonçalves. Dentre as temáticas abordadas: Tuberculose como um problema de saúde pública e cenário epidemiológico; características da doença; a importância de buscar pelas pessoas com sintomas respiratórios; infecção latente por tuberculose; fluxos de atendimento e vacinação.

Esta formação integra a programação anual de educação permanente da Secretaria de Saúde.


A DOENÇA

            Este ano em São Marcos, até 25/02, dois pacientes foram diagnosticados com Tuberculose. Em 2021 foram sete pacientes, um a menos que em 2020. Desde 2008 foram registrados 98 casos da doença.

            A doença tem cura quando o diagnóstico é precoce e tanto os exames quanto o tratamento são disponibilizados gratuitamente pelo SUS. Por isso, a Vigilância alerta para que quem tem tosse há mais de três semanas procure uma unidade de saúde.

Outros sintomas da doença são o emagrecimento, febre no final do dia, suor noturno, dor no peito e fraqueza. Quem em algum momento da vida teve contato com alguma pessoa com Tuberculose e está com alguns desses sintomas também deve ficar atento.