22/04/2021

Mais nove bugios mortos foram encontrados em São Marcos

Foi possível o envio de quatro amostras para análise clínica a fim de investigar Febre Amarela

Só no mês de abril, a Vigilância Ambiental notificou 10 casos de bugios mortos em São Marcos à Secretaria Estadual da Saúde. O primeiro caso foi em 02/04 e, desde 12/04, outros oito casos foram investigados pelo setor de vigilância.

Conforme explica a veterinária da Prefeitura, Carla Batista, dois últimos oito bugios encontrados mortos, foi possível coletar o material de quatro animais para análise. “Dos demais animais não será possível realizar análise laboratorial devido ao estado de putrefação, mas mesmo assim notificamos os casos ao Estado”, explica a veterinária.

Todos os casos chegaram ao conhecimento da equipe através de comunicados dos moradores. Dos nove animais, dois foram encontrados em São Roque; um em Pedras Brancas; três em São Luiz; um na área verde do bairro Polo, o qual apresentava indícios de ferimento de bala; um em Tuiuti e outro na BR 116, na altura do Km 117.

As amostras foram encaminhadas ao Laboratório Central do estado e à Fundação Oswaldo Cruz. O resultado deve ser divulgado em torno de 30 dias.

Conforme atualização da situação epidemiológica da Febre Amarela no estado, realizada pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), a presença do vírus já foi confirmada em 20 municípios e o CEVS recebeu 167 notificações, dessas, em 95 casos foi possível realizar coleta. Até o dia 20/04, 56% dos casos haviam sido confirmados, 17% descartados e 27% aguardam resultado.

Os bugios não são transmissores da Febre Amarela, entretanto, servem como indicador da presença do vírus em determinada região. A Veterinária Carla Batista reforça a importância de preservar os animais. “Eles são apenas sentinelas da doença, a transmissão é pelo mosquito. É de extrema importância cuidar desses animais e não mal tratar ou matar, o que, inclusive, é crime ambiental”, finaliza Carla.

Vacinação contra a Febre Amarela

A equipe da Vigilância Epidemiológica reforça ainda a necessidade da vacinação contra a Febre Amarela. A vacina é indicada para todas as pessoas de 9 meses a 59 anos 11 meses e 29 dias. Dentre as contraindicações estão as pessoas alérgicas a ovo; mulheres em qualquer fase da gestação ou que estejam amamentando bebês com idade abaixo de 9 meses; pacientes em tratamento com radioterapia/quimioterapia ou ainda portadores de doenças autoimunes, hepáticas, renais, hematológicas, neoplásicas.

Embora a vacina esteja disponível em todos os postos e também, em 2019, tenha sido realizado um censo de vacinação no interior, ainda há pessoas que não têm a vacina contra a Febre Amarela e, consequentemente, não estão protegidas contra a doença. No censo da Febre Amarela no Interior realizado em 2019, 800 pessoas participaram, dessas, 19% não estavam vacinadas, sendo assim, 63 foram vacinadas e 92 não receberam a vacina por recusa, contraindicações e entre outras motivações.

Para verificar se a pessoa está ou não vacinada contra a Febre Amarela é necessário consultar o Cartão Vacinal e, se mesmo assim surgirem dúvidas, recomenda-se que envie uma foto do cartão para o e-mail vigilancia.saomarcos@yahoo.com.br. A equipe entrará em contato caso a pessoa precise realizar a vacina.

Todas as unidades aplicam a vacina gratuitamente e em dias específicos:

•         Terças-feiras

ESF São José – 8h às 11h; 14h às 19h

•         Quartas-feiras

ESF Eneo Doncatto – 14h às 15h e das 17h30 às 19h.

•         Quintas-feiras

Centro Municipal de Saúde Nossa Senhora de Lourdes – 8h às 19h.

Unidade de Saúde Pedras Brancas – 8h às 11h30 e das 13h às 16h30

ESF Nicoletti – 8h às 11h; 13h30 às 15h e das 17h30 às 19h