30/09/2022

Inscrições pra a educação infantil iniciam em 04 de outubro

O local e documentos necessários variam de acordo com a faixa etária da criança

A Secretaria Municipal de Educação informa que de 4 a 28 de outubro estarão abertas as inscrições do ano letivo de 2023 para crianças de 0 a 5 anos.

Para crianças de 0 até 3 anos (completos até 31/03/23) será, inicialmente, no Auditório Joaquim Grison junto à prefeitura, devido à grande procura nos primeiros dias do período de inscrições para vagas na educação infantil. O atendimento será das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Já para as crianças que têm 4 anos (completos até 31/03/23), que estudarão na EMEI Ternura, a inscrição pode ser feita de forma online através deste formulário: https://forms.gle/wbZBEDstmoAewuFt5. Dúvidas para inscrição das crianças dessa faixa etária podem ser esclarecidas diretamente com a escola pelo telefone e WhatsApp (54) 3291-2997.

As crianças de 5 anos (completos até 31/03/23), que estudarão no Pré em 2023, poderão ser inscritas diretamente na escola mais próxima de sua residência. Acesse aqui a lista de escolas do município: https://www.saomarcos.rs.gov.br/administracao/baixar-arquivo/27 .

Para realizar a inscrição será necessário apresentar cópia da Certidão de Nascimento da criança, comprovante de residência, cópias de RG e CPF dos pais ou responsáveis, comprovante de trabalho e comprovante do Bolsa Família, caso a família seja cadastrada no programa.

A inscrição para as crianças de 0 a 3 anos é, inicialmente, por ordem de chegada. Após o término desse período, para elaboração das listas, são considerados ainda critérios como situação de vulnerabilidade social e se os pais ou responsáveis pela criança trabalham.

A lista com a ordem das inscrições será disponibilizada no site da prefeitura durante o mês de novembro. No final do mês de janeiro inicia o chamamento das crianças para as vagas.

Na faixa etária de 0 a 3 anos (correspondente ao Berçário 1 e 2 e Maternal), a expectativa é chamar em torno de 200 crianças que ainda não estão nas escolas municipais. Nas faixas etárias de 4 e 5 anos, a estimativa é atender cerca de 400 crianças. “Ao longo dos últimos anos temos realizado um forte trabalho para atender cada vez mais crianças também nas faixas etárias não-obrigatórias, pois sabemos da importância da escola mesmo nos anos iniciais, tanto para a criança quanto para a família. Por isso, tivemos ampliações nas escolas de educação infantil e assim, em 2022, pelo segundo ano consecutivo, zeramos listas de espera nas quais já tivemos, em anos anteriores, mais de 200 crianças aguardando por vaga”, destaca a secretária de Educação, Tatiane Borghetti Zulian.

Após as inscrições, as matrículas para crianças de 4 e 5 anos, ocorrem em novembro, de 03 a 18/11. Para matricular as crianças é exigido ainda atestado de vacinação, disponibilizado pela Secretaria de Saúde, por isso, é necessário buscar um posto de saúde e manter o quadro vacinal da criança em dia.

Para mais informações entre em contato com a Secretaria Municipal de Educação pelo telefone (54) 3291-1405 ou (54) 3291-9963.