20/11/2019

I Conferência do Plano Municipal de Educação de São Marcos será dia 25/11

Na oportunidade será realizada a primeira avaliação do Plano Municipal de Educação

A I Conferência Municipal de Educação será realizada na próxima segunda-feira (25), no Auditório Municipal Joaquim Grison, a partir das 18h. O encontro é organizado pelo Fórum Municipal de Educação e também pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

O Plano Nacional de Educação (PNE), que será avaliado durante a conferência, é uma lei em vigência desde 25 de junho de 2014 e estabelece diretrizes, metas e estratégias para os próximos 10 anos da educação brasileira. Os municípios, estados e o Distrito federal também elaboraram e aprovaram seus próprios planos de educação, que compreendam suas realidades, mas embasados no PNE.

Foi nesse contexto que, em São Marcos, o decreto nº 3.366, de 23 de setembro de 2016 instituiu o Fórum Municipal de Educação, órgão permanente, representativo e diverso, garantindo, em sua composição, a participação de todas e todos os interessados, como representantes do Poder Público, de sindicatos, estudantes, universidade, Conselho de Educação, comunidade escolar e sociedade civil.

A partir das 20 metas do PNE foram traçadas estratégias que contemplam todos os níveis, modalidades e etapas educacionais, desde a Educação Infantil até a Pós-Graduação, além de estabelecer diretrizes para a profissão docente, a gestão democrática e o financiamento do ensino. Além disso, há estratégias específicas para a redução da desigualdade e a inclusão.

A I Conferência Municipal de Educação contará com uma participação representativa das várias instituições são-marquenses, para assim discutir e votar todas as contribuições feitas ao Relatório Preliminar de Avaliação do PME, com o objetivo geral de monitorar e avaliar o cumprimento de lei e estratégias previstas no Plano.

Dia 25 de novembro

18:00 - Credenciamento

18:15 -  Solenidade de abertura

18:30 - Plenária de aprovação do regimento interno

18:45 –Apresentação Avaliação da 1ª avaliação do PME

19:15 - Grupos de trabalho

20:00 - Plenária final

21:00 - Encerramento

Temáticas:

I -    Educação Infantil.

II –  Ensino Fundamental

III – Educação Especial.