10/02/2022

SECRETARIA DE AGRICULTURA

Está aberto até dia 28/02 o período de cadastro para bolsa de ensino na área agrícola

Filhos de agricultores que têm interesse em bolsa auxílio para cursar o ensino médio técnico-profissionalizante na agricultura podem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura, localizada no Parque Municipal Albino A. Ruaro, para inscrição até o final deste mês.

Para realizar o cadastro é necessário preencher o requerimento de inscrição, declaração do número de membros que compõem o núcleo familiar e o termo de compromisso, que estão disponíveis no site oficial do município (clique aqui) e também de forma física na secretaria. Além disso, deve-se apresentar os comprovantes de matrícula e endereço; as declarações de imposto de renda de Pessoa Física dos componentes do núcleo familiar e a de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) válida.

Para ser contemplado é necessário atender aos requisitos estabelecidos pela Lei Municipal nº 2.823, disponível no Portal da Transparência da Câmara de Vereadores.

Após análise dos documentos, a secretaria entra em contato com o aluno para anunciar o resultado. O auxílio é de R$ 150,00 mensais para a finalidade de transporte. São oferecidas anualmente 10 vagas. Os estudantes contemplados com o auxílio deverão desenvolver o estágio obrigatório curricular em projeto e/ou atividade junto a Secretaria de Agricultura.

Histórico

As bolsas para filhos de agricultores familiares são oferecidas desde 2019 pela prefeitura. Até o momento o programa já teve adesão de seis estudantes. O objetivo é incentivar a permanência do jovem no campo e também estimular a qualificação das pessoas envolvidas nos processos produtivos e buscar inovação para aplicar nas propriedades agrícolas.