Todas as notícias

09/08/2019

EDUCAÇÃO

Escolas participam de concurso sobre educação fiscal

Prazo para envio do material é até dia 10/09


            Neste ano, as Secretarias de Educação e da Fazenda lançaram um concurso para instigar o interesse de estudantes do ensino fundamental pela educação fiscal. O “Fiscalize em Três Minutos” vai escolher um vídeo (de cada categoria) que apresente a educação fiscal de forma correta e criativa e premiar com R$ 1.000,00.

O desafio foi lançado para todas as escolas de ensino fundamental. O concurso é dividido em duas categorias: podem participar alunos de 5º ano e também do 9º ano. De acordo com a Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação, Daiane Mascarello Vanazzi, essas turmas participam pois o “conteúdo de educação fiscal faz parte do currículo do 5º e 9º ano”.

O primeiro prazo para o envio dos vídeo foi dia 19/06. Foram inscritos oito na categoria para alunos de 5º ano e nove na categoria para estudantes de 9º ano. A comissão avaliadora assistiu aos conteúdos e decidiu prorrogar o prazo para que os estudantes pudessem aprimorar os vídeos, adequando-os a todos os quesitos exigidos pelo regulamento.

Participaram desta nova etapa apenas os alunos que enviaram os vídeos dentro do primeiro prazo estipulado. Para auxiliar os estudantes, nos dia 07 e 09 deste mês, foram proporcionadas palestras interativas sobre a educação fiscal e também repassadas algumas dicas quanto a gravação dos vídeos.

A Secretária da Fazenda, Kariny Boff, fala da importância da presença do conteúdo “educação fiscal” nas escolas. “Compreender, desde cedo, a educação fiscal ajuda no combate da sonegação. É importante entender para que servem os impostos e de que maneira esse dinheiro é investido, de que forma ele retorna os contribuintes”, explica Kariny.