Todas as notícias

14/12/2018

SAÚDE

Em 4 anos a taxa de mortes por Aids, no Brasil, caiu 15,8%

No Município de São Marcos a luta contra a doença é constante

 

O mês de dezembro contempla o dia mundial de luta contra a AIDS (01/12), mas a Secretaria Municipal de Saúde salienta a importância de que todos os dias do ano devem ser voltados para a prevenção, diagnóstico e tratamento precoce.

De acordo com o Ministério da Saúde, a garantia de tratamento para todos reduz 16% dos casos de óbitos causados pela aids no Brasil. Em São Marcos, desde 2013 são oferecidos testes rápidos de HIV em todas as Unidades de Saúde, visando que os portadores do vírus recebam orientação, diagnóstico e tratamento precoce.

De acordo com novo Boletim Epidemiológico, publicado anualmente pelo Ministério da Saúde, de 2014 a 2017 houve uma queda de 0,9 mortes por Aids a cada 100 mil habitantes no país, o que indica um resultado positivo quanto aos testes rápidos que identificam a presença do vírus e à eficácia no tratamento fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), o histórico de São Marcos é de 85 casos de HIV/Aids registrados. Desses, 5 pacientes foram a óbito. Apenas em um caso, há 20 anos, desses 85, ocorreu por transmissão vertical, ou seja, da mãe para o filho durante o período de gestação, no parto ou ainda pela amamentação.

Atualmente, há o acompanhamento de 5 crianças que foram expostas ao vírus HIV e, até o momento, todas permanecem sem a doença. “Essa taxa positiva com relação a transmissão vertical se deve ao pré-natal de qualidade, no qual se preconiza os testes de HIV para a mãe e para o parceiro e, em casos positivos para o vírus, há o tratamento com os antirretrovirais durante a gestação para a mãe, parceiro e, após o nascimento para o bebê, também. Ainda, as consultas de acompanhamento do bebê, os serviços de referência especializados e a capacitação dos profissionais de saúde também são fundamentais”, explica a enfermeira do setor de Vigilância epidemiológica, Bruna Gonçalves. 

 

UTILIDADE PÚBLICA

O município de São Marcos, além do teste rápido HIV, também oferece de Sífilis, hepatite B e C para toda a população nas Unidades de Saúde, de forma rápida, gratuita e sigilosa. Para a realização de qualquer um dos testes não é necessário prescrição médica.

Não fique na dúvida! Faça o teste na unidade de saúde mais próxima de sua residência ou procure um profissional de saúde.

 

Secretaria de saúde - o teste é feito nas quartas-feiras de manhã e em todas as tardes. O agendamento pode ser pessoal ou pelos fones: 3291-1805; 32911819;

ESF São José - os testes são realizados todas as terças-feiras. O agendamento pode ser pessoalmente ou pelo Fone: 3291-2306;

ESF Doncatto – não há dias específicos para a realização dos testes, o agendamento pode ser pessoalmente ou pelo telefone: 3291-6413;

ESF Nicoletti - não há dias específicos para a realização dos testes, o agendamento pode ser pessoalmente ou pelo telefone 3291-5284.

Nas unidades de saúde também podem ser retirados de forma gratuita preservativos masculinos, femininos, gel lubrificante e informativos.