Todas as notícias

16/09/2021

Vacinação contra a Covid-19

Dose de reforço para idosos e vacinação de adolescentes com 17 anos inicia amanhã (17) em São Marcos

É necessário agendamento no posto de saúde referência


Idosos com 70 anos ou mais, desde que tenham feito a 2ª dose (independente de laboratório) até 17/03/21, e adolescentes de 17 anos podem comparecer nesta sexta-feira em um dos postos de saúde listados abaixo para vacinação. É necessário agendamento, CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS LINKS

            Conforme explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Bruna Gonçalves, a dose reforço em idosos independe do laboratório da vacina aplicada na 1ª e 2ª dose, se trata da imunidade das pessoas com 70 anos ou mais, pois “com o tempo eles –os idosos- não têm uma memória imunológica tão adequada, e é por isso que está sendo feita essa dose de reforço, independente do laboratório utilizado na primeira aplicação”. Ou seja, tanto quem se vacinou com Coronavac, Fiocruz, Pfizer ou Janssen até 17/03/21, se tem mais de 70 anos e fez a 2ª dose até 17/03, deve fazer a dose extra amanhã (17).

O intervalo para a dose adicional, conforme a Nota Técnica nº 27/2021 da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à COVID-19 (Ministério da Saúde), é de seis meses.

Quanto aos adolescentes, inicialmente serão vacinados aqueles que têm 17 anos. A faixa etária será ampliada conforme disponibilidade de doses para esse grupo. De acordo com indicação da Sociedade Brasileira de Pediatria e recomendação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a vacinação será realizada com a Pfizer.

As contraindicações são as mesmas aplicadas aos adultos: não deve ter passado por Covid-19 há menos de 30 dias, ter feito vacina nos últimos 15 dias, estar com Covid-19, ser contactante de caso positivo ou estar com qualquer sintoma de síndrome gripal. Aqueles que estiverem tomando antibiótico também devem aguardar a resolução do quadro para se vacinarem. A apresentação do CPF e Carteira de Vacinação é obrigatória.