Todas as notícias

21/11/2024

CULTURA

Documentário celebra 50 anos de dança em São Marcos

Projeto realizado por meio da Lei Paulo Gustavo ressalta importância da dança em São Marcos


O documentário “Dançatória - 50 Anos de Dança em São Marcos” foi lançado no dia 11 de setembro, no Oásis Espaço, um ambiente que respira arte, dança, ecologia, poesia, vivências e terapias. Com direção de Jacqueline Aires e Uel Canedo, e direção coreográfica de Carina Benato, o projeto foi realizado por meio da Lei Paulo Gustavo de São Marcos. O documentário está disponível no canal do YouTube @Dancatoria e celebra e registra meio século da história da dança no município. Este material histórico agora integra o patrimônio cultural de São Marcos, pois apresenta o início da dança local até a evolução ao longo dos anos.

O material reúne depoimentos de mulheres fundamentais para o desenvolvimento da dança em São Marcos, incluindo Salete Soldatelli, Silvia Maria Miotto, Carina Benato, Angélica Bertelli e Rosi Maria Quemello. Elas não apenas introduziram a prática da dança no município, mas também construíram um legado artístico e cultural atravessa gerações.

Segundo a proponente do documentário, Carina Benato, o projeto vai além de recontar histórias, "Dançatória é um presente para as próximas gerações, é uma forma de reconhecer a importância da dança para a formação cultural do nosso município e para as vidas que a dança transformou ao longo de cinco décadas". Com imagens, relatos e um resgate histórico cuidadoso, o documentário enfatiza o papel da dança como uma expressão artística que atravessa gerações, promovendo integração e identidade cultural.

A Administração Municipal convida toda a comunidade a prestigiar o documentário “Dançatória - 50 Anos de Dança em São Marcos”, que está disponível no YouTube, clique aqui e confira.



Fotos: Jacqueline Aires e Cassiane Boff