Todas as notícias

22/03/2022

SAÚDE

Decreto desobriga o uso de máscara também em locais fechados em São Marcos

A medida é válida a partir de hoje (22) e foi decida juntamente com o Gabinete de Crise do município. Para pessoas com sintomas gripais e locais considerados de alto risco para contaminação o uso da máscara segue obrigatório


            Após flexibilizar o uso de máscaras em espaços ao ar livre na última semana, foi publicado hoje (22) o Decreto nº 3.776, que torna facultativa essa medida de proteção individual também em locais fechados. A máscara era item obrigatório como prevenção à Covid-19 há quase dois anos.

            Entretanto, o uso da máscara continua sendo uma medida obrigatória para todas as pessoas que estiverem com sintomas de síndrome gripal, para pessoas com maior vulnerabilidade (doenças crônicas descompensadas, imunossupressos e pacientes oncológicos) e também no transporte coletivo público e privado, estabelecimentos destinados à prestação de serviços de saúde (laboratórios, consultórios médicos, hospital, farmácias) e instituições de longa permanência para idosos.

            A decisão foi tomada levando em consideração a estabilidade no número de casos de Covid-19 no município, bem como os índices de pessoas vacinadas contra a doença. Em São Marcos, cerca de 95% da população com 12 anos ou mais já tem o esquema vacinal completo (duas doses) e aproximadamente 48% desse mesmo público fez a dose de reforço.


VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

            A Secretaria de Saúde reforça a necessidade de manter a carteira de vacinação atualizada, com as doses do imunizante contra a Covid-19 em dia para que medidas como o uso facultativo da máscara possam ser mantidas.

Com o objetivo de ampliar ainda mais a cobertura vacinal no município, no próximo sábado (26) será realizado mais um DIA D. A ação será no ESF Doncatto, das 8h30 até às 12h. Poderão se vacinar adolescentes e adultos (dose 1, dose 2, dose reforço e adicional para imunodeprimidos).

Confira o calendário completo para vacinação durante a semana: https://www.facebook.com/997030680429670/posts/2518168031649253/?d=n