18/12/2018

Conhecimento durante o lazer

Estudantes identificam espécies das plantas presentes na praça e realizam a catalogação

O projeto de identificação das espécies de árvores da praça Dante Marcucci foi executado pela Faculdade de São Marcos e pela escola Estadual de Ensino Médio Maranhão com o apoio da Prefeitura Municipal.

Por objetivo, as duas instituições de ensino, tem a conscientização da comunidade a respeito da importância das áreas verdes públicas da cidade e a intenção de que, durante um momento de lazer ou a prática de exercícios que também é realizada na praça por alguns munícipes, eles possam adquirir conhecimento.

Em um primeiro momento, alunos do 7º ano da escola Maranhão, coordenados pelo professor de Biologia Marcos Grizzon, identificaram 39 espécies de plantas lenhosas (plantas que são capazes de produzir madeira como tecido de suporte dos seus caules) presentes no local. A atividade aconteceu paralelamente ao conteúdo teórico programado para o ano letivo da turma.

Das 39 espécies, de acordo com Fundação Zoo Botânica do Rio Grande do Sul, duas estão ameaçadas de extinção, a figueira (Ficus cestrifolia) e o pinheiro-brasileiro (Araucaria angustifólia). 19 são consideradas exóticas e as outras 20, nativas.

Após a identificação, foi de responsabilidade da FCSM a confecção das placas contendo o nome cientifico e popular, a informação da ocorrência da espécie no Brasil, se nativa ou exótica e os logos de realizadores e apoiador do projeto.

As placas foram fixadas, identificando as espécies, na última quarta-feira (12) e a Diretora da Faculdade de São Marcos, Gisele Rizzon, faz uma apelo à população, “pedimos que a comunidade cuide, o projeto deixou de ser uma ideia, passou a ser um bem de todos”.

Confira abaixo as 40 espécies identificadas:

Nome CientíficoNome Popular

Liquidambar styraciflua