30/08/2021

EDUCAÇÃO

Com novos protocolos de distanciamento, escolas municipais estão autorizadas a atender 100% dos alunos de forma presencial

O retorno dos alunos da educação infantil sem escalonamento de turmas ocorre hoje (30)

Após mudanças nos Protocolos Gerais do Sistema de Monitoramento do Estado, São Marcos publicou o decreto nº 3.723 que permite espaçamento de um metro entre as classes (antes era de 1,5 metro), desde que os alunos utilizem máscara e os demais protocolos de higiene sejam seguidos.

Com essa mudança, todas os cerca de 1.800 alunos da rede municipal de educação podem retornar às salas de aula. Desde maio as aulas presenciais já ocorriam, porém com escalonamento nas turmas.

Os alunos do ensino fundamental já retornaram na última semana. Já na educação infantil, alunos de 0 a 4 anos retornam hoje. O ensino de forma online segue sendo ofertado, porém, a Secretária de Educação, Tatiane Borghetti Zulian, faz um chamado aos alunos e reforça a importância de ter as crianças na escola “temos quatro meses ainda de ano letivo e neste período podemos recuperar inúmeros aprendizados que só ocorrem com toda eficiência no presencial. As escolas estão preparadas, os protocolos estão sendo seguidos e professores e todos os funcionários já vacinados, a maioria inclusive com a segunda dose. Esperamos a todos de portas abertas”, enfatiza Tatiane.

A Secretária explica ainda que o distanciamento de um metro é permitido sempre condicionado à utilização de máscara e respeitando os protocolos como ventilação cruzada, higienização e distanciamento no refeitório. Portanto, todas as crianças de 0 a 2 anos poderão retornar todos os dias para a escola, porém ainda em período parcial, não há turno integral para esta faixa etária. Já os alunos de 2 a 3 anos retornam em turno integral, podem ficar todo o dia na escola. As crianças de 4 anos também passam a ir todos os dias à EMEI Ternura, sem escalonamento e em período parcial.