Todas as notícias

14/08/2020

CORONAVÍRUS

COE desenvolve projeto de pesquisa para verificar prevalência de infecção por Covid-19 no município

Projeto foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e a pesquisa iniciou esta semana


Retificação: nenhum resultado positivo até então na pesquisa.

            A pesquisa que visa obter conhecimento da real situação da pandemia por Covid-19 em São Marcos iniciou esta semana. Serão 60 testes aplicados em moradores de todos os bairros da cidade. Em uma segunda etapa a pesquisa visa abranger também as comunidades do interior.

            De acordo com a pesquisadora responsável, a dentista e integrante do Centro de Operações de Emergência (COE), Dra. Márcia Elisa Candido Corrêa, foram realizados sorteios para seleção aleatória dos endereços daqueles que serão convidados a participar da pesquisa. “Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde, todos uniformizados e com o carro identificado com o brasão do município, vai até o endereço selecionado e realiza o teste rápido”, explica a pesquisadora.

            Desde o início da pesquisa, 28 testes foram aplicados nas seguintes localidades: bairros Francisco Doncatto, Henrique Pante, Polo, Jardim dos Plátanos e na zona Scodro. Todos tiveram resultado negativo.

            Conforme já comprovado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), inúmeras pessoas que contraem o vírus não apresentam sintomas, portanto nem todos que contraem o Covid-19 são diagnosticados, podendo haver uma prevalência maior do vírus entre a população do que mostram os dados dos boletins diários. A pesquisa realizada pela Universidade Federal de Pelotas e divulgada pelo Governo do Estado no início da pandemia também foi uma das referências para o projeto.

            Os objetivos são determinar o percentual de indivíduos com teste positivo que apresentam ou apresentaram infecções assintomáticas ou subclínicas, bem como avaliar os sintomas mais comumente relatados pelos indivíduos com anticorpos e otimizar a realização de estratégias das medidas de isolamento social, com base nas estimativas obtidas.