Todas as notícias

03/08/2020

SAÚDE

COE convida pessoas recuperadas de Covid-19 para colaborarem com o tratamento de pacientes através da doação de plasma sanguíneo

            O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (HEMOCS), referência para os doadores de sangue de São Marcos, está recebendo doação de plasma desde o mês de maio. O plasma convalescente doado é utilizado no tratamento de pacientes da Covid-19 que estão gravemente acometidos pela doença.

            Para ser um doador de plasma é necessário ter de 18 a 60 anos (as mulheres não podem ter passado por nenhuma gestação); ter tido caso de Covid-19 confirmado, preferencialmente, por meio de teste PCR, estar recuperado há mais de 28 dias (sem apresentar sintomas da doença) e não apresentar outras doenças infecciosas (Hepatites B ou C, HIV, Sífilis e doença de chaga). Aqueles que estão aptos a colaborar devem entrar em contato com o HEMOCS pelo número (54) 9 99297491 e agendar uma avaliação para posterior doação.

            De acordo com a técnica em enfermagem que integra o COE de São Marcos, Maristela Lunedo, já existem pacientes em São Marcos que, inicialmente, se enquadram no perfil de doadores de plasma. O caso de cada voluntário é analisado pelo HEMOCS a partir do primeiro contato informando interesse para doação.

Procedimento de doação do plasma convalescente

            O objetivo da captação de doadores de plasma é auxiliar no tratamento -ainda de forma experimental- de pacientes que estão com a Covid-19 e apresentam um quadro mais grave, com necessidade de internação hospitalar.

O “plasma convalescente” é onde estão os anticorpos de combate à infecção gerados pelo sistema imunológico daqueles que passaram pela Covid-19 e estão recuperados. Através da doação de sangue esse plasma pode ser coletado e transfundido para um paciente doente que ainda luta contra o vírus. A expectativa é que isso forneça um impulso ao sistema imunológico do paciente doente e ajude a acelerar o processo de recuperação.

Após ser retirado de umas das veias do doador, o sangue passa por um equipamento que separa plasma, plaquetas, glóbulos brancos e vermelhos. O plasma é acondicionado em uma bolsa plástica e pode ser congelado e armazenado até durante um ano.

Transfusão de plasma para tratar Coronavírus em Caxias do Sul

O Hospital Virvi Ramos é parceiro do HEMOCS nesse projeto. Enquanto o Hemocentro é responsável pela captação de doadores e aférese, o hospital realiza o tratamento com plasma em pacientes internados em terapia intensiva.

A médica intensivista responsável pela pesquisa de plasma no Hospital Virvi Ramos, Dra. Eveline Gremelmaier, avalia como positivas as expectativas quanto ao tratamento, “as perspectivas são boas, a impressão que nós temos é que após a transfusão do plasma convalescente existe um bloqueio da cadeia de evolução da doença, e com isso começa o processo de recuperação”, conta. Ela acrescenta ainda que “é um procedimento relativamente seguro, já foi utilizado em outras epidemias como Ebola, H1N1, com bons resultados e poucos riscos para o paciente que recebe”.

Até o momento foram realizadas 21 transfusões. Desses pacientes que receberam o tratamento com o plasma, 7 receberam alta, 7 seguem em recuperação e 7 pacientes vieram a óbito, esses, de acordo com os profissionais do Hospital Virvi Ramos, chegaram ao hospital em estado crítico.