Todas as notícias

25/10/2019

ESPORTE E LAZER

Carteira de Trabalho e Previdência Social agora é digital

O Ministério da Economia determina que carteiras físicas devem ser encaminhadas somente até dia 31/10


            Em São Marcos, a Carteira de Trabalho é encaminhada para impressão pelo Posto de Atendimento de CTPS, situado no primeiro andar da Prefeitura. De acordo com orientações recebidas pelo Ministério da Economia, Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, Secretaria de Trabalho e Superintendência Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul, a CTPS física poderá ser emitida até 31/10.

Após o dia 31/10, os requerentes que necessitam do documento físico, como por exemplo, os trabalhadores que forem ser contratados por empregadores que ainda não estejam obrigados ao uso do e-Social, devem comparecer ao posto de atendimento ou ligar 3291-9900.

            De acordo com o Ministério da Economia, a implantação da CTPS Digital objetiva agilizar a obtenção do documento e facilitar a vida dos trabalhadores. Para ter acesso à CTPS Digital, basta baixar gratuitamente o aplicativo (disponível para IOS e Android) e informar o CPF. Quem não tem cadastro no acesso.gov.br, precisa acessar previamente o site e inscrever-se.


            No site do Governo Federal estão disponíveis mais informações sobre a CTPS Digital:

Para Trabalhadores: https://www.gov.br/pt-br/temas/carteira-de-trabalho-digital (neste link há disponível: perguntas frequentes, passo a passo, orientações de como baixar o app e como acessar a Carteira de Trabalho Digital pela Web)

Para Empregadores: http://portal.esocial.gov.br/noticias/ctps-digital-o-que-muda-para-empregadores-e-trabalhadores

e-trabalhadores