Todas as notícias

18/05/2023

FAZENDA

Carnês do IPTU começaram a ser distribuídos no município

       Iniciou nesta semana a distribuição dos carnês do IPTU e/ou Taxa de Coleta de Lixo 2023. O vencimento da cota única será dia 15 de junho, com desconto de 5%. Já se o valor for dividido em até 5 parcelas, sendo o vencimento da primeira também em 15 de junho, o pagamento se estende  até 15 de outubro. 

A prorrogação dos prazos, de abril para junho, ocorreu devido a problemas na impressão do código de barras, o que impossibilitou o pagamento do imposto até então. Diante a isso foi necessária a reimpressão dos carnês e, por isso, a redistribuição distribuição pelos Correios iniciou há poucos dias. 

A Secretaria da Fazenda reforça que a prefeitura não recebe mais qualquer tipo de pagamento dentro do Centro Administrativo e, portanto, o contribuinte deve procurar o Banco do Brasil, Banrisul, Caixa Econômica Federal, Sicoob, Sicredi ou autorizadas e aplicativos dessas instituições de crédito para quitação. 

Caso o contribuinte prefira imprimir seu próprio  carnê, ou até mesmo se por algum motivo não o receber, as guias já podem ser emitidas diretamente no site da Prefeitura. Para acessar clique na coluna “tributação”, acesse “consulta IPTU” e informe CPF ou CNPJ: http://sistemas.saomarcos.rs.gov.br/multi24/sistemas/portal/#tab-consulta-debitos-deslogado 

A Fazenda orienta ainda que, antes de efetuar o pagamento na rede autorizada, todos realizem a conferência de dados constantes na guia para o pagamento do IPTU.