Todas as notícias

03/11/2022

NOTA

CANCELADA PALESTRA COM BRÁULIO BESSA EM SÃO MARCOS

Após ameaças de “boicote” e até de afetar a integridade física do artista, objetivando ainda assegurar a ordem pública e a segurança do palestrante e da população que iria comparecer ao evento, a Comissão Organizadora anuncia que infelizmente ESTÁ CANCELADA A PALESTRA com o poeta, escritor e empreendedor Bráulio Bessa; que aconteceria na noite de 8 de novembro, no Centro Alexandre Zaniol, gratuita e aberta a toda a comunidade.

Diante às manifestações recebidas, cabe ainda esclarecer que o valor que seria investido (R$ 42 mil) representa 0,16% do que foi destinado só em 2022 para a educação em São Marcos. Informamos também que a escolha do palestrante se deu visando promover cultura, essa que está prevista entre as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), principalmente pela poesia de cordel, causos da sabedoria popular e bom humor; bem como incentivar o instinto “empreendedor, sonhador e batalhador” de cada um. Para comprovar isso, basta acessar seus conteúdos (declamações, poesias e livros), tanto que seus vídeos já ultrapassaram a marca de 20 milhões de visualizações e ele já participou de centenas de encontros e seminários em diversas regiões do país, justamente com o tema educação, cultura e empreendedorismo.

Em São Marcos, este evento vem sendo planejado desde 2019, após a importante palestra com o escritor e psicólogo Rossandro Klinjey, a qual contou com mais de 1.500 pessoas e teve uma grande aprovação do público. O próprio Rossandro, inclusive, é um dos declarados admiradores e incentivadores do trabalho de Bráulio. Não foi realizada antes devido a Pandemia e foi adiada em outubro devido a problemas de saúde da esposa de Bráulio, que está grávida.

Assim, a administração pública, a CDL e os parceiros lamentam profundamente o fato de um evento, que não teria a menor relação com ideologia política, ter sido tratado e insultado desta forma. Frisamos novamente que o cancelamento se deu para mantermos a integridade física do artista e do público participante e também para manter a ordem pública. Na oportunidade manifestamos nossos sentimentos de repúdio a toda e qualquer incitação à violência, à desordem e ao desrespeito pelas diferenças, sejam de opinião política, cor, raça, voto ou qualquer outra natureza.

Por fim, no tangente aos questionamentos sobre o incentivo aos talentos locais, convidamos a população a revisitar a programação da 4ª Fenamarco, bem como a participar dos demais eventos promovidos pela Prefeitura que sempre prima por ter a participação dos artistas são-marquenses, como forma de valorização dos mesmos.