Todas as notícias

13/04/2022

SAÚDE

Atendimentos a casos suspeitos de Covid-19 serão descentralizados na cidade e passam a ocorrer nos ESFs e Secretaria de Saúde

Unidade de Síndrome Gripal (USG) será fechada a partir da  próxima segunda-feira (18)


A partir do dia 18 de abril, quem precisar de atendimento por sintomas de síndrome gripal deve voltar a procurar a unidade de saúde que é referência para a sua residência. Em casos de necessidade de atendimento nos finais de semana, feriados e à noite, o plantão segue ocorrendo normalmente no Hospital Beneficente São João Bosco.

Atualmente, São Marcos tem cerca de 20 casos ativos e uma cobertura vacinal de cerca de 95% em relação à 2ª dose para público de mais de 12 anos de idade. Considerando esses dados e também a queda de 65,8% nos atendimentos realizados na Unidade de Síndrome Gripal (comparativo março/janeiro), os profissionais que hoje atendem na unidade localizada no bairro Francisco Doncatto, serão realocados nos demais postos de saúde.

Conforme explica a secretária de Saúde, Maristela Lunedo, essa descentralização nos atendimentos vai, inclusive, fortalecer as Estratégias Saúde da Família (ESF). “A maioria dos municípios que, como São Marcos, abriram unidades específicas para atendimento à casos de Covid-19 já descentralizaram. Em São Marcos, por segurança, deixamos mais um período de quase quatro meses em 2022, e agora, com os índices estáveis, acreditamos ser este o melhor momento para descentralizar”, justifica Maristela.

A Unidade de Síndrome Gripal foi aberta em 30/30/2020 e, conforme dados do COE, realizou 22.342 atendimentos até março deste ano, sendo que, o maior número de atendimentos em um mês foi registrado em maio de 2021 (1.703). A equipe que atua na USG até amanhã (14) e, a partir de segunda-feira, será realocada nas unidades de saúde para reforçar o atendimento é composta pelos seguintes profissionais: três técnicos em enfermagem, um enfermeiro, um médico e um higienizador.