08/11/2018

Alimentação saudável em pauta

São Marcos supera o índice previsto pelo PNAE para a quantidade de produtos da agricultura familiar presentes na merenda escolar

O assunto foi tratado em encontro promovido pela Secretaria de Educação, EMATER e Agricultura Familiar que reuniu as merendeiras das escolas municipais.

Em comemoração ao dia da merendeira (30/10), no último dia 31, foram convidadas as cozinheiras, auxiliares e direção das escolas do município para participarem do Encontro Municipal da Alimentação 2018, cujo tema foi “Alimento Saudável ao seu Alcance”.

A nutricionista da Secretaria de Educação, Marina Soares de Medeiros, abriu a sequência de palestras falando sobre o tema do encontro e também acerca do guia alimentar. Marina ressaltou a importância que as merendeiras tem para que a alimentação saudável, que é planejada seguindo regras estritas, chegue até o prato das crianças, por meio do cuidado na preparação dos alimentos e também a total utilização dos produtos orgânicos.

Com a utilização de alimentos orgânicos, tanto os alunos, quanto os agricultores familiares são valorizados. O orgânico tem um maior potencial nutritivo, mais sabor, valoriza a agricultura familiar local e preserva os recursos naturais, uma vez que é livre de agrotóxicos, fertilizantes ou qualquer outro produto químico.

O PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), de acordo com a lei nº 11.947 prevê que 30% dos recursos financeiros repassados devem ser utilizados para a inclusão da agricultura familiar na merenda e São Marcos, atualmente, destina 41%, o que faz com que parte da merenda seja composta também por alimentos orgânicos, provenientes da agricultura familiar.

O encontro contou ainda com palestras sobre Segurança e Soberania Alimentar e Resgate de Sementes Crioulas, pelo Técnico em Agropecuária da EMATER de São Marcos, Eri José Zanella, e sobre os passos da Produção Orgânica, com o Produtor Rural e fornecedor dos alimentos orgânicos para as escolas, Eduardo Zanella.