16/11/2018

Agricultoras colocam a mão na massa

Programa Municipal de Capacitação de Agricultores promove o 5º curso do ano

O programa de Capacitação de Agricultores foi idealizado pela Secretaria da Agricultura no início do ano de 2017 e, a partir do mês de setembro do mesmo ano, foi instituído uma parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-RS, o SENAR.

Por meio dessa parceria, aproximadamente 80 agricultores (as) da cidade foram capacitados pelos cursos de processamento de frutas e hortaliças, aplicação correta e segura de agrotóxicos, gestão rural, saneamento básico e, nos dias 12, 13 e 14 deste mês, pelo curso sobre panificação caseira.

As 15 vagas para o curso foram destinadas aos agricultores e agricultoras do município, que aderiram à ideia e esgotaram as vagas apenas uma semana após a abertura das inscrições. O público, inteiramente feminino, foi coordenado pela instrutora do SENAR, Ana Paula Camatte.

O curso foi da técnica à prática, no primeiro momento as participantes receberam um livro que abordava todos os conteúdos programados, desde o histórico da panificação, passando pela higienização, ingredientes, preparo e embalagens. Depois do estudo, foi a hora de colocar a mão na massa e preparar, sonhos pães, cucas, panetones e pretzels.

Sobre o curso, a participante Tânia Mascarelo Spigolon, agradeceu a oportunidade e todos os envolvidos na realização do curso. As participantes comentaram ainda que esperam por mais cursos como esse, o que, de acordo com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Fabiano Varela, será um pedido atendido no ano que vem.

Para 2019, ele estima que outros 9 cursos serão desenvolvidos dentro do Programa Municipal de Capacitação de Agricultores. Os cursos serão relacionados com a jardinagem, o artesanato, aproveitamento e produção de alimentos, cultura das videiras e manutenção de tratores.

No encerramento do curso, que aconteceu na tarde do dia 14, o secretário ainda falou aos presentes sobre os objetivos do programa desde seu princípio. “Visa trazer mais conhecimentos para os agricultores e também, quem sabe, transformar esse conhecimento em geração de renda e melhorar a qualidade de vida.”.

Confira as fotos do andamento e do dia do encerramento do curso: