24/09/2021

Vacinação contra a Covid-19

A partir de hoje é obrigatório apresentar a Carteira de Vacinação para entrar em bares com música ao vivo, eventos e competições esportivas em São Marcos

A medida busca ampliar a cobertura vacinal no município

A exigência da Carteira de Vacinação para entrar em bares e participar de eventos esportivos, infantis, sociais e de entretenimento é válida a partir desta sexta, dia 24 de setembro, e obrigatória a todo público maior de 18 anos. Será necessário apresentar o documento comprovando pelo menos uma dose do imunizante contra a Covid-19.

Em São Marcos, até o momento, cerca de 91% da população com mais de 18 anos já recebeu a 1ª dose da vacina, enquanto 52% dessa mesma população está com o esquema vacinal completo.

Além da carteirinha física, comprovando pelo menos uma dose da vacina, é possível baixar o aplicativo Conecte SUS e acessar o comprovante digital (disponível para IOS  e Android).

Salienta-se, entretanto, que o prazo para constar a vacinação no aplicativo é de 20 dias, devido ao processo de digitação das informações e integração do sistema SUS. Se por caso a sua dose não constar no aplicativo após este prazo, contate a Vigilância Epidemiológica pelo telefone 3291-6428 ou pelo e-mail vigilancia.saomarcos@yahoo.com.br.

Conforme informações da Fiscalização Municipal, quem não atender a essa medida será autuado (advertência e/ou multa) por descumprimento de protocolo previsto na Legislação. A multa varia de R$ 100,00 a R$ 1.000,00. O decreto nº 3731, com informações sobre essas exigências e os protocolos sanitários vigentes de todas as atividades está disponível no site da Prefeitura de São Marcos.

Em São Marcos, a vacinação já iniciou também para os adolescentes acima de 16 anos. Confira os locais e horários para aplicação de 1ª e 2ª dose hoje, dia 24/09: http://www.saomarcos.rs.gov.br/servicos-online/saude/vacinacao-contra-a-covid-19

Decreto nº 3.731 está disponível no site com informações sobre esta medida e os protocolos atualizados de todas as atividades.