Receitas ecológicas.

26/10/2009

Para preservar o Meio Ambiente a secretária municipal de agricultura do município de São Marcos está fornecendo gratuitamente três receitas ecológicas para o controle de fungos e doenças (mofo, varíola e podridão), controle de pulgões (para o repolho, cebola, citros, brócolis e couve-flor) e controle da mosca da fruta. Segundo o secretário, Valirio Pasini, as receitas apresentam as seguintes composições:
*Controle de Fungos e Doenças:
-10 gramas de sulfato de cobre
-20 gramas de sulfato de zinco
-50 gramas de cal hidratada
-10 litros de água
-aplicação a cada oito dias
-indicação: nas culturas de alho, uva, ameixa, pêssego, maçã, citros, tomate e beterraba.
*Controle de Pulgões:
-120 gramas de cinza
-30 ml de vinagre caseiro
-10 litros de água
-aplicação de 6 a 8 dias
-indicação: nas culturas do repolho, cebola, citros, brócolis, couve-flor, etc.
*Controle da Mosca da Fruta:
-100 ml de melaço de cana
-5 ml DECIS ou 10 ml Lebaycid
-01 litro de água
-Obs. aplicar ao redor dos pomares, ou nas plantas vizinhas.
O secretário acrescenta que as receitas podem ser retiradas na prefeitura municipal, localizada na Avenida Venâncio Aires, 720 no centro da cidade. Mais informações pelos telefones: (54) 3291-9900 ou 9911-1973.